terça-feira, 22 de setembro de 2009

Soneto de Marco Bastos


SONETO POR UM AMOR MAIOR

© Marco Bastos


Tela de Marco Bastos


Quero o soneto como ninguém faz
Pelo amor que ainda aqui perdura
Em versos, trespassado por haicais,
Dourada filigrana, luz, moldura.

Falar ao amor que o amor se liquefaz
Sem embeber papéis, saliva pura.
Sem o querer torturas orientais
Água na pedra que um dia fura.

Cantar um canto, plena primavera.
Na chuva, arco, irisado barco.
Os nimbos voam - velas da quimera.

Nessa heresia um sapo, um charco.
Voa o amor, mera libélula era
Como li_belo - retesado arco!...

------------ ---------

Observação do autor: Soneto que incorpora nos tercetos dois haicais guilherminos (métrica 5/7/5, rimando o primeiro com o terceiro verso e contendo uma rima interna no segundo verso)

------------ ---------

plena primavera.
arco, irisado barco.
- velas da quimera.

um sapo, um charco.
mera libélula era
- retesado arco!...

© Marco Bastos

7 comentários:

  1. Olá, Márcia. Fiquei muito contente com a publicação do meu soneto no seu blog. E também ficou muito bonita a página que você montou. No primeiro momento não estava conseguindo abrí-la até que, pelo que você comentou sobre o IE, utilizei o google chrome e deu certo. Muito obrigado pela alegria que você me proporcionou.
    beijos.
    Marco.

    ResponderExcluir
  2. Marco, a alegria é toda minha. Fico feliz em publicar seu soneto.
    Gostou da ilustração? ;-))

    Beijos

    Márcia

    ResponderExcluir
  3. Adorei o soneto! Sou fã da poesia, da pintura e da música desse artista de tantos talentos!
    TecaMiranda

    ResponderExcluir
  4. Oi Teca...

    Marco tem o dom de expressar os sentimentos através de diferentes segmentos da arte.
    Sou fã dele também!

    Um abraço carinhoso

    Márcia

    ResponderExcluir
  5. Nossa...Marco meu caro, caríssimo , devo dizer..
    tens minha total admiração, belo demais.

    bijoks

    (adorei o blog, virei mais vezes)

    ResponderExcluir
  6. Nossa!...digo eu aqui, já meio bremeio. rs. Essas palavras de amigas queridas e de gente que sabe tanto. Dona Teca Miranda, poeta e pintora lá de Juiz de Fora, que faz coisas lindas também quando fotografa; e a Malmal que vem lá dos Sum Paulo e é inteligente que só. E além do mais a Márcia, dona da casa, uma amiga que me arrepia na hora que escreve os mais belos sonetos que tenho lido na atualidade. Agradeço todo esse carinho.
    bjs. Marco.

    ResponderExcluir
  7. Adorei este poema/soneto.
    Muito bom mesmo.
    É disto que o mundo precisa, bons poetas.
    Já agora, deixo o convite para visitar meu blog onde também tenho uma série de sonetos da minha autoria em:

    http://poesiasdeantoniobotelho.blogspot.com/

    Visite, aprecie e comente.

    ResponderExcluir