sexta-feira, 21 de março de 2008

Carta de Gustavo Siqueira





No último dia 5 de dezembro fui nomeado o 5º Embaixador Universal da Paz, pelo Cercle Universel des Ambassadeurs de la Paix , de Genebra, na Suíça. Sendo o mais jovem emissário no Planeta, fui incumbido de priorizar ações referentes ao meio-ambiente. Resolvi transformar a maior premiação de Santa Catarina, evento que realizo anualmente, numa espécie de Oscar da Ecologia que induza ações práticas e resulte na real melhoria do Planeta! Já estive gravando programas na Floresta Amazônica e fiquei espantado com o Tsunami Ecológico que presenciei!
Padrinhos famosos e anônimos aportarão por Blumenau para abraçar a causa! O Gigantes será a primeira festa de premiação do Sul do Brasil com o selo Carbono Neutro (Max Ambiental)! A obra que perfilará em livro cases de responsabilidade ecológica e sustentabilidade também fará a neutralização dos gases causadores do efeito-estufa!

Conto com o seu abraço na Amazônia através da atenção e divulgação dessa idéia!

Saudações Ecológicas,

Gustavo Siqueira
(Universal Peace Embassy Cercle & Universel des Ambassadeurs de la Paix)


Entenda o Prêmio Gigantes - Abraçando a Amazônia

A cada ano o Prêmio Gigantes busca uma temática que além de despertar interesse, provoque uma reflexão moderna sobre questões que influenciam diretamente o cotidiano das pessoas. Já enfocamos desde a importância da juventude até o orgulho em ser brasileiro. Sempre com sucesso de público, de crítica e uma ampla divulgação nacional. Por que não aproveitar um evento deste quilate, que ecoa comentários por todo o país, para discutir a sustentabilidade no Planeta? Resolvemos instigar a responsabilidade ecológica abraçando a Amazônia como o tema central do Gigantes de 2008! E, principalmente, contextualizar as questões sócio-ambientais da nossa aldeia global com a da maior floresta do mundo! Afinal, a consciência ecológica de um Planeta começa na casa de cada um de seus habitantes! Como já dizia Peter Drucker “A melhor maneira de prever o futuro é criá-lo”.


Por que falar da Amazônia em Blumenau?

A maior área florestal do mundo, a Amazônia, é homenageada anualmente no dia com ações que visam orientar os brasileiros sobre o desenvolvimento sustentável. Blumenau ocupa importante papel nesse cenário. Foi a primeira cidade do País a contar com um órgão municipal de proteção ao meio ambiente, conta com 67% de sua área coberta por vegetação e uma área pública destinada ao verde que corresponde a 17,7 vezes o recomendado pela Organização Mundial das Nações Unidas (ONU). Blumenau é o cenário perfeito para realizar o Prêmio Gigantes!


Etapas do Evento

05/12/2007 – Lançamento do Prêmio Gigante com a presença de padrinhos nacionais da Amazônia, empresas apoiadoras do projeto e representantes de diversos nichos da imprensa nacional e estadual. Entrega da Comenda Amigos da Amazônia para os colaboradores do evento! Na oportunidade, Gustavo Siqueira foi nomeado oficialmente Embaixador Universal da Paz pelo Cercle Universel des Ambassadeurs de la Paix , sediado em Genebra, na Suíça.

28/03/2008 (sexta-feira) – Festa de Entrega do Prêmio Gigantes, no Espaço Expofair, em Blumenau. As pessoas e empresas que vestem a camisa do planeta serão perfiladas em livro e desfrutarão de um evento a altura do seu abnegado trabalho. Um requintando coquetel orgânico, seguido de jantar ecológico e grande festa serão os pontos altos da noite que festejará a consciência ecológica. Artistas de reconhecimento nacional se farão presentes para abraçar o projeto e emprestar seus nomes à causa nobre.

A partir de 07/04/2008 – Visita monitorada às escolas da rede pública estadual de Santa Catarina para a entrega da obra “Gigantes – Abraçando a Amazônia” e da cartilha elaborada pelo Centro de Educação da Furb para os professores trabalharem com o livro de forma multidisciplinar.


Abraçando a Amazônia

Na sua sétima edição, o evento pretende reeditar o selo da ousadia que o tem caracterizado, com atrações imperdíveis e originais, a beleza e o talento em desfile e premiações inovadoras numa reflexão a vida através da Amazônia! Desde pequenos estudamos que temos que preservar a Amazônia, pois ela é o pulmão do mundo. Infelizmente, sabemos que a Amazônia não é o pulmão do mundo, mas presta serviços ambientais importantíssimos ao Brasil e ao Mundo. Essa vastidão verde que se estende por mais de cinco milhões de quilômetros quadrados é um lençol térmico engendrado pela natureza para que os raios solares não atinjam o solo, propiciando a vida da mais exuberante floresta da terra e auxiliando na regulação da temperatura do globo.
Homenagens Especiais Confirmadas
Manifesto Amazônia para Sempre: capitaneados pelos atores Christiane Torloni, Juca de Oliveira e Victor Fasano. Depois de gravar a minissérie na floresta os atores movimentam o país com listas de assinaturas para garantir as leis que regem a conservação da Amazônica. Visando contribuir com o Manifesto que visa entregar 1 milhão de assinaturas ao presidente Luís Inácio Lula da Silva, o Prêmio Gigantes elegeu padrinhos e madrinhas e imprimiu mais de 50 mil cópias do abaixo-assinado. A idéia é fazer a entrega oficial do material aos atores no dia 28 de março.
Mario Christian Meyer: é o fundador e presidente do PISAD EUROPE (Programa Internacional de Salvaguarda da Amazônia, Mata Atlântica e Ameríndios para o Desenvolvimento Sustentável) em Paris - França, em parceria institucional e financeira com a UNESCO - Programa 00 BRA 603: Amerindian Communication and Sustainable Economic Development Programme for a Culture of Peace. É professor convidado junto à Universités de Paris - Sorbonne e membro titular da Société de Médecine de Paris. Especializado em neuropsiquiatria, o professor Meyer representa um novo tipo de advogado da Amazônia. Trabalhando com universidades ocidentais renomadas tais como a Sorbonne, instituições científicas tais como a Faculdade de France e organizações internacionais como o UNESCO, o Professor Meyer tem dedicado sua vida, por mais de doze anos, ao desenvolvimento e à proteção auto-sustentá vel da Amazônia. Como um perito de cooperação científica e tecnológica em biotecnologia, ethnofamacologia e em ciências ambientais, dedica-se a profundos estudos de salvaguarda das Diversidades Biológicas e Culturais da Amazônia, propondo formas de desenvolvimento sustentável. Seus estudos são publicados em renomadas publicações científicas, como a LAROUSE.
Anne Louette: Formada pela faculdade de administração da Fundação Getúlio Vargas. É diretora estatutária e voluntária do Reciclar desde 1998. Trabalhou no Instituto ETHOS de Empresa e Responsabilidade Social como coordenadora de um novo projeto, tratando-se do Instituto Akatu pelo Consumo Consciente. Criou a área de Responsabilidade Social Empresarial (RSE) da Fiesp - Federação das Indústrias do Estado de São Paulo, onde elaborou e coordenou importantes projetos. Na Funap – Fundação de Amparo ao Preso, exerceu a função de Diretora de Atendimento e Promoção Humana. Por ora, elabora e coordena duas publicações com o apoio institucional dos principais ícones da RSE no Brasil: “Gestão do Conhecimento - Compêndio de Ferramentas de Gestão de Responsabilidade Socioambiental, uma Contribuição para a Sustentabilidade” e “Indicadores de Sustentabilidade de Nações – uma Contribuição para o Diálogo da Sustentabilidade” .

Mário Reis: nascido em Blumenau (SC), é industrial, escritor, palestrante e ecologista. É também o diretor presidente e fundador da ARTEPLAS Artefatos de Plástico Ltda., com sede em Itajaí (SC), cuja atividade originária era a fabricação de sacos plásticos (embalagens) , tubos e canos. Entretanto, com sua larga visão empresarial aliada a uma personalidade investigativa e criativa, resolveu fabricar cordas de alta resistência, garrafas PET como insumo de seus produtos. Hoje, a ARTEPLAS é a maior recicladora de garrafas PET da América Latina e dispõe de um parque industrial de 46 mil metros quadrados, sendo 10 mil de área construída, de onde saem cordas, fibras e filamentos para os mercados brasileiro, latino-americano e norte-americano. Ecologista ativo, desenvolveu diversos projetos de preservação e educação ambiental, o que o levou a recebeu inúmeros prêmios e comendas ecológicas, não só no Brasil, como exterior.


Educação Ambiental

A mudança de postura em relação á natureza só tem sentido com a educação. O Prêmio Gigantes estará doando as escolas da região os livros desta edição do evento e um manual para os professores trabalharem com a temática de forma multidisciplinar. O projeto propõe debates sobre conservação do meio ambiente e preservação da biodiversidade elaborado pelos mestres e doutores do Centro de Educação da Universidade Regional de Blumenau (FURB).
A obra, além de perfilar os homenageados e suas ações de responsabilidade, vai contar, com frases de alunos de escolas públicas sobre a sustentalibilidade. Uma equipe de educadores ambientais está selecionando informações importantes sobre a Amazônia e sua contextualização com a realidade ambiental de nosso Estado para ser publicado em forma de “lembrete” em cada página do livro.

Mais Informações:

Gustavo Siqueira 47 3326-3750 - 9103-3434
mailto:gustavo@gustavosiqueira.com.br

Cadastramento para a imprensa:
Somente através do e-mail mailto:assessoria@gustavosiqueira.com.br

Venda de Convites:
Somente através do telefone 47 9163-2358 ou do e-mail mailto:produtora@gustavosiqueira.com.br